07/09/77 • EQUILÍBRIO E CONSCIÊNCIA
Década de 70 > 1977
Parte dessas orientações estão contidas no final do livro “MANUAL DE INSTRUÇÕES” (1ª, 2ª e 3ª edições) , sob o título: OS PRIMEIROS PASSOS PARA O DESENVOLVIMENTO.
Meu filho Jaguar,
Salve Deus!
Quando uma pessoa está em perfeita realização espiritual, ela não anseia nem se lamenta por nada.
De outra maneira, ninguém pode permanecer imperturbável.
É preciso que a lei física ou plexo físico esteja em perfeita sintonia com a mente no plexo ou micro-plexo, isto é, em perfeito equilíbrio.
Equilíbrio não é uma palavra simplesmente e, sim, um sentimento de realização.
Como o falso homem que atônito olhava diante de uma deformação, de uma imagem sensorial representativa – “falso equilíbrio”.
Podem surgir na consciência de modo espontâneo ou provocado.
O Doutrinador está se preparando para não ter dúvidas – esta é a minha insistência!
Nos enfermos, pela atuação de uma projeção negativa obsessiva, a tendência é confundir os ambientes onde não se pode obter um diagnóstico e levar a sua vítima ao seu objetivo.
Não é muito fácil distinguir uma situação precisa do caso.
É verdade que a razão não se afasta de Deus.
Sabemos que somos uma centelha do Seu amor!
Sabemos também, que não nos perderemos, mesmo que seja por caminhos diversos e demore mais um pouco a chegada.
Meu filho, a caminho desta nova jornada, por momentos podemos sentir absurdo e contraditório em nossa condição humana social, porém, tão logo haja uma disciplina doutrinária
ao alcance deste mundo, veremos juntos, o Céu e a Terra. Teremos de sofrer para vencer as superstições das religiões mal acabadas, religiões que perderam sua confiança pela falta de doutrina. Religiões que pararam no tempo e no espaço!
A velha filosofia, “oferecer a outra face que não foi batida como prova de amor e humildade.”
Meu filho, vivemos a marcha evolutiva para uma Nova Era! Aprender para ensinar.
Conhecer a filosofia das falanges do Céu, da Terra, dos que se dizem nossos inimigos, que de acordo com todo nosso acervo de conhecimento,
temos esta grande precisão de estarmos bem esclarecidos da vida fora da matéria.
Há algum tempo, descrevi o problema das atuações obsessivas, fenômeno não registrado, porém que existe nas neuroses obsessivas do espírito, que sofre incontroláveis atuações, sem interrupção.
Estando em sequência, verificamos uma projeção, as mais recentes manifestações. Nestas projeções é que muito nos enganamos, porque a vítima ou “paciente” fica com o corpo oscilando, como sempre acontece, sem conseguir equilibrar-se.
Apesar da minha calma aparente, também muitas vezes, preciso ter cuidado porque as projeções são tão
iguais à luz dos espíritos, são objetos magnéticos, porém, não é espírito e sim instrumentos dos espíritos.
Nunca podemos dizer abertamente na presença de parentes ou de enfermos psíquicos, temos que trabalhar sem comentário ou comentário falso…
Uma projeção é algo mesmo para o Doutrinador, porém trabalho de muita precisão; a elevação do Doutrinador em uma Contagem na Linha de Simiromba, Salve Deus!
Falo das cargas magnéticas: é preciso se preocupar com as disposições das forças que ma-
nipulamos.
A esquizofrenia é o mais comum nos nossos dias. A esquizofrenia é um caso perigoso de ser diagnosticado, porém deve ser analisado sem comentários no alcance do paciente. Nunca temos certeza da evolução do esquizofrênico.
Existe a esquizofrenia por uma “pena passiva”, a esquizofrenia “ativa” e a esquizofrenia “hereditária”, a mais perigosa, porque envolve toda a família, cria animosidades onde chegam, são prepotentes e na totalidade não acreditam em
ninguém, porque é um elítrio na cobrança, anulando a personalidade, se reajustando, nobres entre nobres, espíritos de reais tiranos.
E por último, a esquizofrenia de Horus, esta que o paciente chega com todas as formas intelectuais, formada por suas teorias, se sente como um espírito protetor, procurando discutir suas teses, suas preocupações e concretizar seus pensamentos.
Esta eu identifico muito bem, porque Horus foi o mais pretensioso Rei egípcio.
Falamos meu filho, também, do que se diz animismo.
Para nós não existe animismo, isto é, comunicação do próprio aparelho. O aparelho, quando está fora da sintonia espiritual ou “anêmico”, os espíritos têm mais acesso sobre os aparelhos, de maneira que o seu padrão fica obsediado ou obsedado.
O obsediado, está obsediado por espíritos cobradores em reajustes; e o obsedado por elítrio ou ovoides loucos, que não têm doutrina. A sua cura é feita por medicamentos e manipulação de forças mântricas, passes.
Por conseguinte, o anêmico tem que tomar medicamen-
tos para fortalecer o plexo físico e ajudar o micro-plexo a raciocinar. Sai da mente, a vaguear para encontrar-se com Deus!…
Sim, a mente acrisolada pela fraqueza física nas Mesas Kardecistas acontece muito o animismo, isto é, doutrinadores manifestando seus próprios elítrios, o que não acontece nos Terreiros, porque há acima de tudo, uma técnica que manipula energia em qualquer padrão, de maneira que os espíritos ou instrumentos dos espíritos atinge a psique dos médiuns ou “aparelhos”.
O médium em desenvolvimento às vezes se desenvolve, manifesta pela projeção luminosa, porém nunca pela projeção de sofredor, isto é, nunca pelas trevas.
Somente os Luminosos Iniciados puderam com seus instrumentos luminosos fazer uma projeção em fonia. Manifestar um aparelho é algo tão puro e Divino que eu tenho ordem de Jesus a dizer: “está incorporado”, como também, deixo de dizer, de revelar o quadro com medo de repercussão.
Deus é absolutamente fé e absolutamente a razão,
Deus existe pela fé e pela razão. O que é certo para a Ciência, é certo para a Fé! O Homem na fé e na razão não se afasta de Deus.
Sendo Deus uma figura puramente e absolutamente hieroglífica. Porque o vento traz em seu seio o Sol e a Lua para constantemente nos afagar, princípio universal.
O Vento em Deus é o Talismã do Mundo, instrumentos dos espíritos. A Luz e as correntes magnéticas não são espíritos, são instrumentos dos espíritos. Salve Deus!
Uma visão obsessiva a tendência é de permanecer, insistir, para obsediar sua vítima, como também um
verdadeiro obsessor provocando os maiores desesperos e danos, não são tão fáceis de ser.
Além dessas “leis inconscientes”, responsáveis pela formação, admitimos que dificilmente apareça um médium inconsciente. Nestes casos há uma atividade psíquica incessante.
Há também meu filho, o perigo dos videntes que muito nos fascina. Cuidado, porque no médium em decadência a deformação da mente é total, consequência deste desequilíbrio, elementos apresentam-se, projeções, vozes, etc.
As grandes questões que se apresentam as mentes, e como são aplicadas, ficam gravadas. Podemos dizer também que as vibrações simples ou individuais podem
juntar-se em harmonia e formar coletivamente um círculo maior. Quanto maior o número de vibrações, maior o poder de resistir às ações das forças contrárias.
A força, seja qual for o modo de aplicá-la, é o poder de todas as coisas. Pode-se ver logo que, quanto maior for o círculo das forças espirituais que rodeia o Homem, maior será sua proteção das forças contrárias. As forças harmoniosas se atraem, as contrárias se repelem.
Meu filho, a obra chegou agora a um plano superior de desenvolvimento espiritual, superior os ensinamentos elementares, das simples manifestações, é chegada a hora dos Grandes Iniciados!
Verás que um futuro próximo nos espera, de acontecimentos que se desenvolverão aos
nossos pés, fenômenos que vão se ligar a nós, deste mundo ao outro.
As grandes questões que se apresentam as mentes de muitos indefesos Homens, que desprezam o estudo da Ciência ao lado de Deus, a Ciência Mística.
É preciso meu filho Jaguar, a força do Doutrinador, compreendendo os poderes Superiores pela compreensão iniciática, Verdadeiro e único conhecimento da força básica.
Pelo falso sacerdote nada podemos fazer. Porém, pelo autêntico indefeso Homem, em tudo podemos ajudar e esclarecer.
Filho: o pão alimenta o corpo, o amor o coração!
Meu filho, a mais grandiosa
tarefa que temos e tivemos em todos os nossos tempos, é a conquista silenciosa desta Doutrina, cultivando as virtudes e transformando em Luz a tirania.
Vivemos no planeta da morte e do nascimento. Por conseguinte, é o mais árduo dos mundos. Neste, sofremos as saudades dos que partem pela difícil comunicação dos demais mundos em vidas.
Vamos dar prosseguimento à exposição relativa dos fluidos. Chegando-se sempre na sua atuação no seio da individualidade, entendemos que estamos na matéria densa e, na análise de vossas doutrinas, deves ter toda a consideração e psicologia possíveis.
Meu filho, o narrador conta sua história com amor para transmitir o máximo, o seu encanto.
O Doutrinador não é simplesmente ser um Doutrinador, porque o Homem é um santuário de Deus vivo. O certo é que todas as vidas individuais são centros de consciência na vida única.
A sensibilidade afetiva encontra-se em todas as formas de vida, pois que em tudo e em todos existe essência divina e, por conseguinte, aí prolifera o amor e a sabedoria.
O desenvolvimento processa-se de conformidade com os impulsos mentais de cada ser.
Conceba filho pelos meus olhos em Jesus, vidas, origens, amor e ódio em outras dimensões, tudo de acordo com o assunto
de cada mente.
Filho, o Evangelho em primeiro lugar. A minha insistência é porque só me sentirei realizada quando deixar o Oráculo de Ariano descoberto aos vossos olhos, transportar as barreiras de som, como fiz com a Elevação do Doutrinador.
Entretanto, como já dissemos em todos os sermões, a humanidade terrena ainda não está preparada para escalar os pontos altos das moradas do Céu! Salve Deus!
Meu filho, continuando no esclarecimento dos fenômenos alucinatórios, as mudanças de comportamento de cada esquizofrênico, o Doutrinador tem que estar ciente de tal.
Por exemplo: na obsessão do obsedado. As denominações das imagens visuais
ou divulgação objetivamente difícil, às vezes, de saber na clarividência, na realidade, partem sempre de qualidades intuitivas.
No início de minha clarividência, antes do meu sacerdócio, com o meu mestre, eu era sempre assediada para ver quadros, responder perguntas, etc.
Esse meu irmão era um médium de muita força. Formava o quadro de sua mente, materializava e formava a visão tão perfeita que eu afirmava: a mente do Homem chega a formar imagem, inclusive imagem materializada, deformada, é claro.
O médium que tem evolução de origem, mesmo decaído, tem boas mensagens.
O Homem que sofre esquizofrenia de Horus é o mais complicado de todos os médiuns ou de todos os homens e não temos como ajudá-lo. Ele irradia seus maus fluidos e, muitas vezes, nos deixa incapazes de um raciocínio normal.
As pessoas dotadas da capacidade de vivenciar imagens ficam empedernidos, perigosos, porque, na realidade, não é mistificação. Pode, muito bem, aparecer aos olhos de qualquer pessoa. No entanto, só traz confusão e conflitos.
A tradicional opinião religiosa: devemos alimentar os pobres; a caridade, a única e boa ação…, se diz. Porém, na nossa Doutrina, é o alimento dos espíritos. O Homem, com
o seu espírito esclarecido alimentando a sua alma, nada lhe faltará e ele sabe o que terá que fazer.
Meus filhos, as religiões falam na caridade, sobre o pobre na miséria física. No entanto, este já está sob a proteção de Deus. Alimentamos sua alma e ela se fará em graças. Porém, nossa Doutrina vai bem mais longe, exige a cura constante do tradicional rico: o Homem que tem poderes no mundo físico, é o Homem que mais precisa de cuidados. Por exemplo: um rico empresário com um possessor, amaldiçoando os seus funcionários, a nossa Doutrina, com seus poderes desobsessivos,
emprega mil empregados, equilibrando o empregador.
Filho, mundo de evolução é pensar em aprender, esquecer as velhas estradas, sabendo assimilar os velhos provérbios. Ouvir para entender. Temos tudo como elemento para estudar. Estudar não só pelo que eu digo, porém sabendo, se esclarecendo de dentro para fora, isto é, do seu interior.
Aprenda também a raciocinar por você mesmo, não somente pelas palavras, frases escritas. É preciso firmeza para executar o fenômeno.
As alterações são diversas em relação deste mecanismo de ação. Devemos admitir as interferências resultante de uma autossugestão, pela
conduta social do condutor. Por último, o fenômeno fisiológico do mesmo.
Cuidado, também, pelos fatos respiratórios. Não se baseie por tal impressão nas alterações relacionadas com o sistema nervoso. Não consiste tão somente a aprovação do fenômeno espiritual. O fenômeno alucinatório, realmente, nos favorece no estudo da Lei do Auxílio.
É verdade que fora da clarividência, temos que observar não só pela intuição, como também pela prática. O que acabei de descrever foi o mais difícil caso, que é a esquizofrenia.
Vamos, agora, sentir o que também nos dá
muita preocupação: são os Alaruê!
Alaruê são espíritos que nunca tomaram o corpo humano, têm grande sensibilidade, têm olfato, verdadeira percepção. É como um ser humano. Muitas vezes seu raciocínio vai além das suas possibilidades de um ser pagão. Ser pagão é força de expressão minha, quando falo.
Deixemos aqui os Alaruê e seguimos para os “Nufados”, que são trazidos pelo
vento, quem o projetou tem seu conteúdo, sua finalidade…